• 1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado em lascas grandes
  • 3 xícaras (chá) de pão torrado e ralado (ou farinha de rosca)
  • 1 kg de batatas cozidas e amassadas
  • 200g de queijo parmesão ralado grosso
  • 1 cebola picada
  • 1 xícara de chá de requeijão cremoso
  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • azeitonas pretas sem caroço
  • azeitonas verdes sem caroço
  • 50g de tomates secos

Aprenda como fazer receita de Bacalhau – Curiosidades e Como preparar

O Bacalhau é uma grande herança da colonização portuguesa, e se torna ainda mais apetitoso na grande mesa dos almoços tanto de natal como de páscoa aqui no Brasil. É importante citar porém que este ingrediente deverá ter seus segredos. Um deles é procurar encher a assadeira de azeite para conseguir um produto que seja molhadinho e também tenro que está longe de ser um truque eficiente.

Modo de fazer

Primeiramente você deve refogar o bacalhau no azeite quente, em seguida juntar a cebola até que fique douradinha. Agora você vai juntar o requeijão e deixar de lado até próxima chamada. Misturar bem o pão ralado com a batata e acrescentar mais ou menos a metade do queijo parmesão, verifique se os temperos estão ficando bons e mais uma vez deixe de lado até próximo passo.

Numa  assadeira ou refratário untado com azeite, procure fazer camadinhas, não esqueça de ir sempre colocando primeiro a mistura da batata e logo em seguida coloque o creme de leite e espalhar o refogado de bacalhau. De novo coloque mais creme de leite, ponha azeitonas pretas e verdes e então coloque o resto das misturas de batata. Agora você deve tapar que sobrou do queijo parmesão, colocar azeite, coloque também os tomates secos e a salsinha. Agora por fim, coloque no forno que já deve estar pré-aquecido para gratinar o bacalhau.

Publicidade:

Algumas outras dicas para preparar um bom bacalhau de forma precisa e deliciosa

Para que possa saber toda a quantidade equivalente de bacalhau em uma refeição procure calcular corretamente entre 150g e 250g por pessoa. Esta quantidade é um equivalente para consumir de forma substancial.

O bacalhau ainda é totalmente vendido seco e salgado, apesar disto para o utilizar é fundamental se dessalgar e hidratar o alimento.

Depois de toda esta operação a carne acaba readquirindo toda a maciez e ainda aumenta em pelo menos 20% seu peso.

Depois que cortar o bacalhau em postas, procure o lavar bem em água corrente para tirar o sal que acaba recobrindo o peixe.

Em seguida procure colocar em um recipiente que seja fundo procurando sobrepor todas as partes de forma que a pele, no caso de não ser retirada ou ainda que restem pedaços procure ficar virada para baixo, isto deverá evitar que o bacalhau possa desmanchar.

Cura a mistura com água.

Depois disto procure cobrir o vasilhame com um filme plástico e procure o guardar em sua geladeira.

Além disto é fundamental que se possa trocar a água pelo menos 3 a 4 vezes por dia.

O tempo médio para dessalgar o alimento depende bastante da altura das postas ou ainda dos lombos do bacalhau, e a média é de mais ou menos 24 a 48 horas.

O ponto certo da receita é quando o sal for totalmente eliminado.

Para que se possa perceber procure provar a água antes e depois do processo e compare a diminuição do sal.

Outra alternativa interessante é utilizar uma faquinha bastante delicada ou ainda mesmo com as mãos, procure com isto tirar uma lasquinha de carne de dentro do lombo e ainda procure experimentar para confirmar se o sal já foi eliminado.

Depois de se retirar o sal procure colocar de molho no leite para o hidratar e a carne ficar ainda mais macia.

Se for preciso também retirar o excesso de sal procure o colocar de molho na água misturada com pelo menos1/4 xícara (chá) de fubá ou ferva-o com 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo, sem dúvida alguma qualquer receita que você ficar irá ficar uma delícia

Receita de Bacalhau

Receita de Bacalhau