• 05 ovos
  • 01 colher (sobremesa) de sal
  • 02 colheres (sopa) de manteiga
  • 01kg de polvilho
  • 500g de queijo
  • 500ml de leite

Modo de preparo

Primeiro coloque em uma caneca o leite, a manteiga e o sal, aqueça até que a manteiga esteja totalmente derretida.

Adicione o leite com a manteiga e o sal sobre o polvilho, mexendo lentamente. Depois de escaldado, deixe que esta mistura esfrie (+- 30 minutos) e adicione os ovos. A massa deverá ficar uniforme, adicione o queijo previamente ralado e ajuste o ponto com um pouco de leite ou polvilho quando necessário.

Faça bolinhas como preferir, unte a forma e leve ao forno previamente aquecido. O tempo para assar o pão de queijo (que não esteja congelado) normalmente é de 20 minutos. O pão de queijo congelado, precisa de 40 a 50 minutos para assar.

Você sabe qual é a origem do famoso pão de queijo?
Bom, vamos resumir aqui como surgiu o pãozinho de queijo que é tão apreciado em todos os lugares do mundo.
O pão de queijo nasceu em Minas Gerais, uai! No início surgiu a goma que vinha da mandioca ou aipim em forma de polvilho azedo ou também doce. Depois o ovo, leite, nata, sal, banha de porco, manteiga e por fim o queijo que com o tempo se uniu ao biscoito de goma (antecessor do pão de queijo) feitos em forma de bolinhas e depois assados.

Com a grande evolução do mercado de produtos de congelados, que acabou facilitando a exportação, o consumo do pão de queijo disseminou-se por todo o Brasil e também fora do país. Junto com esta expansão veio o desenvolvimento de novas tecnologias de processamento, novos equipamentos, e claro, mentes criativas sempre inovando… Daí surgiram as mais diversas variações de pão de queijo, como o pão de queijo recheado com mel, pão de queijo com chocolate, pão de queijo com goiabada, pão de queijo com melado, evidentemente nunca esquecendo do tradicional pão de queijo, com diversas receitas deliciosas e irresistíveis, não deixe de fazer cada uma delas!