Mussarela ou Muçarela?

Para ajudar a esclarecer essa dúvida que muitas vezes surge quando estamos procurando por uma receita ou até mesmo escrevendo uma receita nova, resolvemos ir em busca do que seria realmente o correto de se usar se mussarela ou muçarela.

Descobrimos que palavras italianas que possuem “ZZ” (dois Z’s) se transformam em “Ç” ao serem incorporadas ao vocabulário português, por exemplo: A palavra praça originou-se do italiano piazza, raça de razza, carroça de carrozza entre outras. Antes que alguém se pergunte, mas então pizza seria certo escrever piça? Não! A palavra pizza não passou pelo processo de adaptação para a língua portuguesa e neste caso o correto é pizza mesmo.

Mas afinal de contas, devo usar Muçarela ou Mussarela? Na Itália a grafia usada é “mozzarella” com dois Z, ou seja, como foi uma palavra adaptada para nossa língua o correto é usar muçarela por mais que possa parecer errado justamente por quase todo mundo escrever mussarela, a regra indica que devemos escrever muçarela e não mussarela.

Famosos dicionários como o Aurélio e o Houaiss, assim como o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, apresentam “muçarela” com “ç” e não “ss”. Agora você vai se perguntar, mas qual o motivo de até no mercado quando vou comprar meu queijo estar escrito ERRADO?! Simples, alguém deu o primeiro passo e neste caso sem conhecer as regras, a coisa ficou tão popular que hoje em dia quem escreve muçarela com Ç pode ser até chamado de burro se não souber se explicar, por isso não esqueça dessa dica! O fato é que devemos seguir as regras estipuladas, comece escrever certo daqui pra frente e tente mudar isso, eu estou tentando.

Mussarela ou Muçarela?

Mussarela ou Muçarela?